buscapé

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Polêmica no meio evangélico: carta aberta a Lana Holder

Vivemos épocas bem tensas, coisas absurdas no meio evangélico, e hoje vou citar uma situação que abalou o mundo cristão a pouco tempo atrás, que é o caso da missionária ex lésbica ex hétero, ex lésbica novamente e agora lésbica de novo, Lanna Holder que abriu uma igreja chamada Comunidade Refúgio em São Paulo, onde os frequentadores são em sua maioria gays, lésbicas e simpatizantes.
A mesma  participou de um debate no programa Super Pop sobre o tema que envolve justamente o tema da homossexualidade e as igrejas evangélicas, participou também do mesmo debate a psicóloga Marisa Lobo que também é missionária e é injustamente acusada de "cura gay",  Lanna Holder fez vários questionamentos a Marisa Lobo que no meio de tanta discussão e protestos da ala gay presente, foi interrompida por diversas  vezes, sem conseguir concluir seu raciocínio e veio posteriormente escrever uma Carta Aberta a Lanna Holder, respondendo a questionamentos feitos pela mesma que mostrarei a vocês a seguir:


Resposta de Marisa Lobo a Lanna Holder
Quero deixar claro que falo aqui como missionária e pregadora da palavra de DEUS, e não como psicóloga, para que não usem esta resposta como ferramenta para cassar meu registro.
Querida Lanna Holder desde quando estivemos juntas no programa Super Pop meu coração está apreensivo e tenho orado a Deus para me dar entendimento para tentar explicar e responder sua indagação: “Porque mesmo estando no altar do Senhor não consegui resistir aos desejos sexuais por pessoas do mesmo sexo?”. Me comovi e senti sua sinceridade em sua afirmação em ter estado nos púlpitos e realmente ter desejado servir a Deus sem sentir os desejos que ele desaprova. Conforme está escrito em sua palavra: “Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro” (Romanos 1:26-27).
Gostaria me solidarizar neste momento com você e com todos que sofrem com desejos que não podem realizar porem nem tudo que é “gostoso” e “desejável” faz bem para nossa alma e espírito. Nesse sentido digo que todos somos tentados por desejos de coisas que Deus proibiu (Tiago 1:14-15). Eva desejou o fruto proibido no Éden (Gênesis 3:6), algumas pessoas desejam ganho desonesto (Tito 1:7), alguns homens desejam as esposas de outros (Mateus 5:28), algumas pessoas desejam outras do mesmo sexo (Gênesis 19:4-5). Mas Deus declarou EU VENCI O MUNDO.
Me pergunto se somos realmente felizes quando colocamos nosso desejos a cima da vontade do Mestre para com nossa vida, porque eu não me sinto feliz quando faço isso, o Espirito Santo de Deus me cobra espiritualmente. Percebo, analisando a mim e não a você, que quando me acostumo como prazeres do mundo, percebo a tendência de nos adaptarmos e pervertermos a nossa realidade existencial, queremos por força da manipulação de nossos sentimentos acreditar que o que fazemos é correto. E isso é pura manipulação de sentimento, sensações prazeres que são gostosas nos realizam no momento, mas se Deus não aprova como princípio, gostoso ou não, devem ser mudados, transformados ou mesmo sublimado, deslocado para outros tantos prazeres e mesmo assim se, não resistirmos, então devam esses tais desejos serem renunciados em favor do evangelho, nos monitorarmos a partir dessa decisão e lutar pela dessensibilização de nossos desejos, estando mais e mais na presença do Pai.
Não podemos relativizar a vida cristã e achar com isso que Deus vai nos aprovar. E ao não conseguir lutar contra um desejo, simplesmente esquecer dos princípios que movem e norteiam nossa fé, e adaptar a Bíblia Sagrada aos nossos desejos. Somos nós que temos que entrar e viver conforme ela, essa é nossa confissão de Fé.
Somos todos pecadores, erramos muito e uma das coisas que eu, pessoalmente, aprendi e ensino em minha vida é reconhecer a minha impotência perante a minha dependência dos meus vícios e desejos, e declarar a minha dependência de Deus e, reconhecer sua magnitude e poder sobre todas as coisas e sobre minha vida meus desejos conscientes e até mesmo os inconscientes.
Dizer ser feliz não significa que Deus está feliz conosco, que Deus aprova, que realmente temos a felicidade eterna, mas apenas que nosso sistema cerebral de recompensa funciona bem. Esse sistema é dado por Deus, faz parte do cérebro e nos recompensa com alegria. Todas as vezes que fazemos algo esse sistema é ativado e os neurotransmissores como dopamina e serotonina, por exemplo, responsáveis pelo bem estar, ativam sensações corpóreas, que nos dão prazer. Foi projetado por Deus, para que isso ocorra, mas nem sempre o que gostamos é bom para saúde, e nem tudo que traz prazer ao corpo é bom para nossa alma. E nem mesmo o que pode ser bom para nossa alma será bom para o Espirito. Por isso temos o poder de escolha, e reconheço sim como é difícil desejar uma coisa e fazer outra, como vivemos a luta interior de Paulo a cada dia, conforme nos mostra claramente a carta de Paulo aos Romanos no capítulo 7, versículos 14 a 25, mas ele venceu por amor a Cristo.

A renúncia é o que nos aproxima do Mestre, a vitória sobre nossos desejos é o que nos torna heróis… Hoje pensei na resposta da pergunta que me fez no programa: “porque comigo não aconteceu”. Na hora fiquei em silêncio, porque não quis te constranger, mas a resposta, amada, é essa “Porque talvez seu ministério fosse a renuncia” .
Os eunucos que Jesus se referia não eram homossexuais
Quanto aos Eunucos que você usou para se explicar, Deus me deu esta resposta. Dentro do seu contexto particular perante sua afirmação dizendo que eunucos seriam gays, mesmo eu, sabendo que não eram, Deus me deu esta palavra se assim o fossem:

“Alguns são eunucos porque nasceram assim, outros foram feitos assim pelos homens, outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite”. (Mateus 19:12)

O que são eunucos? Como diz o versículo acima, existem aqueles que nasceram sem essa avidez sexual, em virtude de problemas congênitos, como o mau desenvolvimento dos testículos durante a gestação, por exemplo. Existem outros que foram feitos eunucos. Na antiguidade, era por via da castração, tirando os testículos. Por conta disso, muitas alterações hormonais ocorriam. Talvez essas pessoas até tivessem alguns desejos fantasiosos, mas o seu corpo não respondia a eles. Hoje em dia, uma pessoa é feita eunuco pela via do trauma, através da violentação.
“Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.” (Isaías 56:4-5)
Digamos que o que Deus quer te dizer é que, se os eunucos fossem gays como quis afirmar, ainda assim Deus falaria em renúncia.
Porém, amada, pela história e pela ciência uma pessoa literalmente castrada como eram os eunucos, por exemplo, da antiguidade, sentiam pouco ou nenhum prazer, portanto não eram objetos sexuais. Quando Jesus fala dos nascidos, está se referindo aos com problemas genéticos, portanto faltava-lhes desejo sexuais. Não eram de forma alguma sexuados, não poderiam ser homossexuais e/ou bissexuais em seu desejo, porque simplesmente não tinham desejo sexual, e seu prazer era servir nos palácios pois esse trabalho era honra para essas pessoas.

Fazendo uma analogia à palavra “eunuco” podemos dizem que existem entre nós “eunucos”, pessoas de total renuncia que abrem mão de sua sexualidade e prazer sexual mesmo não sendo mutilados fisicamente, para servir a Deus, por exemplo os padres.
Podemos dizer ainda dentro desse contexto que: Há os eunucos a serviço do Reino de Deus, como era Paulo de Tarso e tantos outros ao longo da história. Como era Madre Tereza de Calcutá, que ficou para sempre gravada na história da humanidade não por atributos físicos e/ou sensuais, mas por um amor pelos que sofrem que transcende todo e qualquer entendimento que não seja pelo espírito, era na acepção da palavra uma perfeita “eunuca” (se é que existe tal termo).

Não devemos manipular fatos históricos ou versículos Bíblicos com requintes falaciosos e perversos apenas para satisfazer nossos desejos. Me perdoe se de alguma forma te ofendo, não é essa minha intenção, apenas gostaria de deixar o meu apreço, meu carinho, e dizer que Jesus te ama e a vejo um dia voltando como um filho prodigo para os braços do pai, e juntamente como você, todos os que acreditam na sua versão do evangelho que, na opinião do cristianismo, é seita pois retira e manipula princípios que jamais, segundo Jesus Cristo que os criou a 2 mil anos e está no céu declarou, poderiam ser mudados.
Quando negamos a verdade de tal modo, nos entregamos conscientemente à mentira a ponto de acabar acreditando na mentira como verdade e recusamos até a evidência da verdade. Estamos repetindo o pecado dos fariseus que viam Cristo fazer milagres e os negavam, apesar de vê-los. Não havia então modo de convertê-los. Quando você diz em público que tentou de tudo, libertação, confissão, etc., e não funcionou, está negando a Cristo, tentando se justificar. Se está certa do que faz, não mais se justifique usando a palavra, pois está envergonhando o evangelho de Jesus perante o mundo. Você pode ser aceita, e está sendo, pelo mundo; essa é a maior prova do engano, pois o mundo jamais aceitará um cristão legítimo, porque ele não se adaptará ao mundo ferindo princípios. Pode este conviver e amar as pessoas do mundo, mas não se aliar a ele nos comportamentos que os sustenta, quando são contrários aos mandamentos.
Não nos cabe procurar desculpas para justificar o pecado. É nossa responsabilidade buscar o meio de vencer a tentação (1 Coríntios 10:13; Tiago 4:7-10).
“”Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas. herdarão o reino de Deus”” (1 Coríntios 6:9-10).
Com a paz de Jesus Cristo me despeço em amor crendo no seu milagre, como clamo a cada dia pelo meu.
Marisa Lobo
Deixo para ti uma linda canção de Davi Sacer Toque no Altar ABRO MÃO, ainda não consigo cantar toda, pois temo ao senhor, mas a ouço todos os dias.
Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/marisa-lobo-carta-aberta-pastora-lesbica-lanna-holder-41984.html

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O papel do homem no lar



A bíblia nos relata claramente qual o papel do homem na família, sua missão, sua liderança, vamos meditar um pouco sobre isso.

Todos os males da sociedade, sejam financeiros, políticos, trabalhistas, escolares ou religiosos têm a sua origem no coração do homem. Sabemos como é o coração do homem (Jer. 17:9; Rom 3:10-23). A instituição que Deus estabeleceu, ainda no jardim do Éden, que ajuntou duas pessoas em maneiras especificas para ser uma unidade é o que chamamos de família. O ambiente que é formado pelo amor exercitado entre todos da família cria o que chamamos de .o lar.. O lar tem suma importância na vida humana pois é o berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e morais de cada ser humano, seja no contexto mundial, nacional, municipal ou familiar. Então, podemos dizer, como vai o lar vai o mundo, e também, o que é bom para a família é bom para o mundo.



I. O HOMEM DO LAR
 

A. Homem foi o primeiro criado

1. A realidade Gên 2:7-8, 18-22, v.18, .Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.. v. 22, .E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher. I Tim 2:13, .Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva..


2.A responsabilidade

· De ser primeiro formado como Adão, ou por ser o primogênito como Rúben ou Esaú e outros, trouxe privilégios e responsabilidades (Lei - Deut 21:15-17; veja os exemplos com Rúben ,Gên 49:3; Esaú , Gên 27:19 e na parábola de Lu 15:11-32).

· O homem foi feito por Deus e assim Deus tem autoridade sobre o homem. A mulher foi formada do homem e ele tem autoridade sobre ela. As crianças vêm dos pais e assim os pais têm autoridade sobre os filhos. · O exemplo de Cristo: Col 1:15-19, .E ele é antes de todas as coisas, ... E ele é a cabeça do corpo ... toda a plenitude nele habitasse. · No jardim do Éden, depois do pecado, Deus veio chamando Adão e não Eva para explicar o que tinha acontecido. Deus falou com Adão como cabeça do lar e responsável pelas ações do lar. Gên 3:9. · Foi Adão que respondeu pelas ações da família como o responsável do lar. Gên 3:10-12. · Adão não procurou essa posição, como nenhum homem a procura, mas foi desde o princípio .conforme o propósito dAquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade. (Ef 1:11; I Cor 4:7).


Seqüência de aparecimento

Deus + Cristo + Homem + Mulher + Crianças = ordem de autoridade e responsabilidade

Liderança envolve o líder procurando conselhos e ajuda dos outros. Isso não enfraquece a sua posição de líder mas contrariamente, garante a realização da sua posição. Prov. 15:22, .Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.. (Prov. 11:14; 24:6). .E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente. Tiago 1:5. Salomão foi abençoado por Deus quando ele pediu um coração entendido em vez de pedir muitos dias, riquezas, ou a vida de seus inimigos. (I Reis 3:5-15).

· Deus tem posto ordem no mundo. Na realidade, tudo na criação, até o lar, pede este arranjo para ter paz. Se o fundo do coração da esposa e dos filhos pudessem ser vistos, se poderia ver que eles desejam intensamente que o homem do lar tome a atitude de líder. Quando o líder é submisso a quem não deve ser líder, confusão e espanto no lar é criado, senão visivelmente, nas emoções. A natureza pecaminosa de todos os participantes do lar causa os que devem ser submissos a desafiarem a liderança. Mas, no fundo de tudo, há o desejo de ter a ordem que Deus tem posto no lar. Cristo é a cabeça e o corpo é bem ajustado (Efes. 4:16).


fonte: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/olar/cap07.html

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Casamento







A bíblia nos mostra o quanto Deus valoriza o casamento, tanto que a igreja é a noiva de Cristo como observamos a seguir: 

figura do casamento é usada freqüentemente nas Escrituras para representar a relação entre Deus e seu povo. No Velho Testamento, Deus é o marido e o povo de Israel, a mulher. No Novo Testamento, Cristo é o noivo e a igreja, a noiva. Ao compreender a riqueza desse símbolo, daremos mais importância à obediência no dia-a-dia.
A linguagem figurada de Ezequiel descreve o casamento de Israel com Deus: 
Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus; e passaste a ser minha. Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo. Também te vesti de roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda. Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça. Assim, foste ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, de mel e azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha. Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor Deus. (Ezequiel 16:8-14)
O mesmo simbolismo aparece em várias passagens no Novo Testamento, incluindo na carta de Paulo aos efésios: 
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito....Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. (Efésios 5:25-27,32)
Por tanto, assim como Cristo ama a sua igreja, a igreja também deve amá-LO e respeitá-LO, assim deve ser também o nosso relacionamento com nosso cônjuge.

Fonte: http://www.estudosdabiblia.net/d121.htm

domingo, 24 de fevereiro de 2013

A importância de se posicionar



Hoje convido você a refletir sobre alguns trechos da bíblia. O primeiro se refere à importância de se posicionar em relação a suas convicções: “Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.” (Apocalipse 3.16). Eu sei que é difícil, nos dias de hoje, nos posicionarmos sobre várias questões, no entanto a bíblia nos ensina que precisamos fazê-lo. E não se assustem quando receberem o ódio como reação, pois a própria bíblia também nos ensina o quão difícil isso será: “O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.”(João 7.7).



 “E sereis odiados de todos por causa do meu nome (Jesus), mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.”(Mateus 10.22). Nestas passagens da bíblia eu aprendo que é necessário estudar (“Examinai as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;”-João 5.39) e após formar sua opinião expresse-a, pois ninguém deve “ficar em cima do muro” (morno). E ao se expressar em favor da palavra de Deus pode esperar reações negativas, pois o mundo é mau e Jesus nos alertou. Mas persevere até o fim!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Batismo no espírito santo



Hoje fui a um culto no monte pela primeira vez na vida, e la pessoas foram batizadas no espírito santo, isso me fez chegar em casa e meditar a respeito desse tema. Li um pouco a respeito e quero compartilhar com vocês aqui no blog.

Podemos definir o Batismo do Espírito Santo como a obra através da qual o Espírito de Deus coloca o crente em união com Cristo e em união com outros crentes no Corpo de Cristo, no momento da salvação. I Coríntios 12:12-13 e Romanos 6:1-4 são as passagens centrais na Bíblia onde encontramos esta doutrina. I Coríntios 12:13 declara: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” Romanos 6:1-4 declara: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Apesar de Romanos 6 não mencionar especificamente o Espírito de Deus, descreve a posição dos crentes perante Deus e I Coríntios 12 nos diz como isto acontece.


É necessário que observemos três fatos que ajudam a solidificar nossa compreensão do Batismo do Espírito. Primeiramente, I Coríntios 12:13 afirma claramente que todos fomos batizados no momento em que bebemos (recebemos o Espírito para habitar em nós). Em segundo lugar, em nenhum lugar das Escrituras ela exorta que os crentes sejam batizados com/ no/ pelo Espírito. Isto indica que todos os crentes já experimentaram este ministério. Por último, Efésios 4:5 parece se referir ao batismo do Espírito. Se este é mesmo o caso, o batismo do Espírito já é a realidade de cada crente, assim como o são “uma fé” e “um Pai”.

Concluindo, o batismo do Espírito Santo faz duas coisas: (1) nos une ao Corpo de Cristo, e (2) valida nossa co-crucificação com Cristo. Sermos parte de Seu corpo significa que somos levantados com Ele para novidade de vida (Romanos 6:4). Devemos então exercitar nossos dons espirituais a fim de mantermos este corpo funcionando adequadamente como afirma o contexto de I Coríntios 12:13. Experimentar o batismo do Espírito funciona como base para mantermos a unidade da igreja, como no contexto de Efésios 4:5. Sermos associados com Cristo em Sua morte, sepultamento e ressurreição através do batismo do Espírito estabelece a base para a conquista da nossa separação do poder do pecado que está dentro de nós e nossa caminhada em novidade de vida (Romanos 6:1-10, Colossenses 2:12).

Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/batismo-Espirito-Santo.html

Vida de santidade








Quando falamos em viver uma vida de santidade ao Senhor muitas pessoas se espantam achando que assim teremos que ser perfeitos e jamais iremos pecar novamente, vejamos um pouco como é de fato viver uma vida de santidade voltada a práticas que agradam a Deus.

O mundo todo está saturado de perversão, imoralidade, inversão de valores, corrupção, desonestidade, falsidade, mentiras, hipocrisia, motivos egoístas ocultos, destrutivos do outro; que refletem sensivelmente nos relacionamentos pessoais, na família, na Igreja, no trabalho, na sociedade de modo geral, com resultados catastróficos e destruidores para todos. Deus, no entanto, não idealizou isso para ninguém! Toda esta perversão que está aí, tem como causa o vírus do pecado na vida humana, a rebeldia da natureza adâmica e a ação de satanás e seus demônios na vida do ser humano, levando-o a viver uma vida distanciada de Deus e dos valores centrados em Sua Palavra! Tenho plena convicção de que este quadro pode ser revertido na vida das pessoas e na sociedade como um todo, mediante a experiência da conversão, da busca por uma vida de santificação, e pela vivência dos princípios imutáveis de Deus conforme expostos em Sua Palavra. O apóstolo Paulo neste texto, direciona nossas mentes e corações para os princípios imutáveis para conquistar uma vida de santidade. 





Quais são estes princípios?


1.Estabelecer como alvo principal, um viver dominado pela vida de Cristo
2.Rejeitar toda a carga da vida velha não lhe fazendo mais nenhuma concessão
3.Cultivar como alvo supremo atitudes que reflitam a nova vida

Ou seja, uma vida de santidade envolve um viver dominado pela vida de Cristo, a rejeição à velha vida e o cultivo de atitudes que reflitam a nova vida em Cristo. Tudo começa com uma experiência pessoal com Cristo em sua morte e ressurreição. Peça a misericórdia de Deus e curve-se diante do poder do Espírito Santo.

Fonte: http://sermoesonline.pibja.org/2008/10/07/principios-para-uma-vida-de-santidade/

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A importância da oração




Vamos falar um pouco sobre a importância da oração na vida de um cristão. Ser cristão não significa apenas ser uma pessoa que segue um conjunto de regras determinadas e que vai a igreja aos domingos. Ser cristão é viver uma vida de comunhão com Cristo, falar com Ele, viver com Ele, e por Ele sempre em primeiro lugar, e para isso precisamos ter a prática da leitura da bíblia sagrada e da oração, a bíblia diz que devemos orar sem cessar, isso significa ter a mentalidade de Cristo. Vamos falar um pouco sobre a oração, o texto hoje é um pouquinho mais longo, pois é importante observar diversos pontos.

INTRODUÇÃO
A oração está entre as mais antigas práticas da humanidade, o que faz dela algo elementar e intuitivo. A oração é a expressão mais íntima da vida cristã, o ponto alto de toda experiência religiosa genuinamente espiritual. De todas as criaturas de Deus, somente os seres humanos oram; a oração é estritamente pessoal. Ela é um dom de Deus para nós, o nosso elo com o Criador. A compreensão da natureza da oração e de sua importância para nos tonarmos representantes efetivos de Cristo é de
caráter indispensável para cada servo de Deus.  

 – DEFININDO A ORAÇÃO

Oração (Heb. Tefilah, gr. proseuchomai, e do latim oratiomen)- Segundo o Dicionário Teológico de Claudionor Corrêa de Andrade, oração é uma “prece dirigida pelo homem ao seu Criador com o objetivo de: 1) Adora-lo como Criador e Senhor de tudo quanto existe; 2) Pedir-lhe perdão pelas faltas cometidas; 3) Agradecer-lhe pelos favores imerecidos; 4) Buscar proteção e uma comunhão mais íntima com Ele; Colocar-se à disposição de seu reino”. Em síntese, podemos dizer que a oração é o meio de comunicação com Deus.
 A ORAÇÃO COMEÇA COM A CONVERSÃO
Podemos afirmar que, ao passo que iniciamos a vida cristã, também começamos a orar. Quando o pecador sente a amorosa chamada de Deus (Pv 23.26), ele aproxima-se de Deus e pede-lhe perdão de seus pecados (Sl 32.5; Jr 33.8), o que constitui sua primeira oração, ele é perdoado, e experimenta a verdadeira conversão (Is 55.3). Neste momento, o Espírito Santo estabelece morada nele (Rm 8.9; I Co 6.19), o qual passa a sentir o intenso desejo de orar: “…derramarei o Espírito de graça e de súplicas…” (Zc 12.10). A partir de então, o ente divino que habita no crente faz com que ele sinta suas fraquezas e passe a viver uma vida de oração.

PORQUE DEVEMOS ORAR?

O cristão deve entender que a oração, assim como a leitura da Palavra, é algo indispensável ao seu desenvolvimento espiritual. É como a alimentação de uma criança, que determinará sua estatura, sua saúde, atividade mental, et,. Se a criança tem
uma alimentação deficiente, ela terá problemas de raquitismo, baixa imunidade, anemia, etc. Além do desenvolvimento espiritual, devemos orar porque:
1) A oração é um mandamento bíblico (I Cr 16.11; Is 55.6; Am 5.4,6; Mt 26.41; Lc 18.1; Jo 16.24).
2) É o meio pelo qual recebemos as bênçãos de Deus (Lc 11.5,13; At 1.14).
3) Na oração falamos com Deus, e Ele se faz presente (Dt 4.7).
4) Na oração Deus fala conosco (II Co 12.9,10).
5) Recebemos ajuda divina (Hb 4.16).
6) Alcançamos o que pedimos (Mt 7.7,8).

IV – A ORAÇÃO DEVE SER UM HÁBITO DO CRISTÃO

A vida consiste de hábitos, tanto bons quanto maus. Os hábitos mais produtivos são fruto da disciplina, prática, e aplicação.
Enquanto a oração não for um hábito bem firmado e não tiver se tornado parte do estilo de vida do crente, sua vida será infrutífera e sem efeito apreciável. Os grandes homens de oração da Bíblia foram pessoas de rígidos hábitos de oração. O rei Davi escreveu: “De
tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei; e ele ouvirá a minha voz” (Sl 55.17). A respeito de Daniel foi escrito: “Entrou em sua casa (ora havia em seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como antes costumava fazer” (Dn 6.10). Daniel tinha hábitos de oração tão fixos, que nenhuma circunstância da vida tinha permissão para interrompê-los. Orações regulares era um costume habitual entre os judeus, pois estabeleciam três períodos de oração para todos os dias como nos casos citados de Davi e Daniel. Nos tempos neotestamentários, esses horários eram às nove horas da manhã, às três da tarde e ao pôr do sol. Embora, para alguns a prática tivesse se deteriorado para nada mais do que um ritual (Mt 6.5,16). Para a igreja primitiva, os horários fixos de oração foram seguidos fielmente. Somos
informados de que “Pedro e João subiam juntos ao templo à ora da oração, a nona” (At 3.1), ou seja, às três da tarde. Nosso objetivo com isto, não é estimularmos a fixação destes horários de oração seguidos pelos cristãos de Jerusalém, até porque estes horários fazem parte de um contexto social totalmente diferente do nosso. Porém, cada crente, por iniciativa própria, deve estabelecer um hábito pessoal de oração, de acordo com sua realidade (I Ts 5.17).

Fonte: http://www.lucianosantos.net/a-importancia-da-oracao-na-vida-do-crente/#.US2KeDCzeSo

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Primeiro mandamento


Boa tarde meus amigos! Uma mensagem nessa tarde para você refletir: amar somente a Deus, adorar somente a Deus! A Deus seja toda glória, toda honra e todo o PODER!



Para os cristãos que realmente acreditam em Deus e em sua palavra que como todos já sabem é a Bíblica Sagrada, estes sabem que devemos amar a Deus sobre todas as coisas Mas você sabe no fundo no fundo, porque devemos amar a Deus acima de todas as coisas, ou mesmo como se realiza tal tarefa?
Para aqueles que ficaram na dúvida, saiba que nós devemos amar a Deus sobre todas as coisas, porque assim foi decretado por Ele para nós seres humanos, que somos filhos de Deus criados a imagem e semelhança do Pai. Seu primeiro mandamento dentre os 10 que foram passados a Moisés, foi amar a Deus sobre todas as coisas, que nada mais significa colocá-lo na frente de tudo e de todos.
Pode acreditar de você procurar seguir as leis de Deus, obedecendo aos seus mandamentos e mandatos, tudo na sua vida irá melhorar, tanto financeiramente, como espiritualmente, amorosamente, enfim, pois Ele é fiel e cumpre o que promete. Saiba que você tem o livre-arbítrio para escolher  o caminho que desejas seguir, porém se realmente deseja a verdadeira felicidade dentro se seu coração, não há outro que não seja ao lado de Jesus Cristo, pense nisso enquanto ainda temos tempo!
Fonte: http://situado.net/porque-devemos-amar-a-deus-sobre-todas-as-coisas/

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Amor Ágape







Em tempos de imediatismos, redes sociais, mundo globalizado onde todos sabem sobre todos porém superficialmente, ousemos amar, amar profundamente, esse é o desafio dos tempos atuais. Vamos refletir um pouco sobre o que a palavra de Deus diz sobre o amor incondicional que é o amor ágape.

Em I Coríntios 13:4-7, a Bíblia nos fala sobre o amor. Ela diz que: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
 O amor "ágape" que é o mais profundo e o mais sublime de todos. Este amor sempre caracterizou Deus. Em João 3:16a Bíblia nos mostra o tão grande amor do nosso Deus quando diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho..." Existe maior amor do que este? Encontramos também este amor expresso em I Coríntios 13:4-7 . Um casamento fundamentado no AMOR ÁGAPE pode sobreviver a qualquer tipo de tempestade, desencontros, desavenças, etc. Se alicerçamos nosso casamento no AMOR ÁGAPE, a palavra de Deus se torna realidade quando Ele diz: "o amor nunca acaba". Certamente este tipo de amor precisa ser aprendido e esta aprendizagem exige muito esforço e conhecimento. Todos precisamos aprender a amar.

Fonte: http://solascriptura-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/AmorQDevemosAprender-Valdenira.htm

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Refletindo sobre Jejum


Boa noite! 

“[mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum]” 
Mateus 17.21

  O jejum consiste no enfraquecimento da carne e fortalecimento do espírito. Dadas essas circunstâncias, a manifestação de Deus  se torna mais evidente. Contudo Mateus nos alerta para o perigo da hipocrisia em seu capítulo 6.16, quando nos orienta a jejuarmos em secreto sob a promessa da recompensa divina.
  O jejum é o controle do corpo, é uma ferramenta espiritual que deve estar presente na vida de um cristão sendo possível melhorar a conexão com Deus, obtendo santificação, respostas  e milagres. Abaixo seguem textos que mostram claramente essa prática em toda a bíblia:
  2 Samuel 12.16 / 1 Reis 21.9 / 2 crônicas 20.3 / Esdras 8.21 / Neemias 9.1 / salmos 35.13 / Jeremias 36.6 / Daniel 6.18 / Daniel 9.3 / Joel 1.14 / Jonas 3.5 / Zacarias 7.3 / Atos 27.9 / e outros mais.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Leia a Bíblia!





É importante lermos a bíblia para não incorrermos no erro!
Para reflexão:
Hebreus: 9. 27. E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,...
Deuteronômio: 18. 10. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, 11. nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12. pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Texto: Gênesis: 2. 24


Texto: Gênesis: 2. 24. Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. 
Reflexão: Esse texto até menciona os pais, mas ele se refere aos filhos quando se casam. Ei, você casou? Tenho uma novidade para você, meu irmão: agora você é o seu pai! Não me refiro ao temperamento, mas a responsabilidade. Saia "debaixo da saia da mamãe" tem uma família que depende de você! Seus pais dedicaram parte da vida para lhe imputar valores éticos e morais pra te preparar pra esse e outros momentos. Honre-os por isso. Não seja um fardo pesado na vida de seus pais. Eles ja fizeram a parte deles. Agora você é quem vai imputar seus próprios valores! E aí? Quais os valores que você colocará nos seus filhos? De fraqueza? De futilidade? Do caminho mais fácil? Da moleza? Sejamos conscientes em uma coisa: Quem muda a sociedade somos nós! 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Intercessão de Jesus para com Deus

Muitas pessoas não entendem o significado da intercessão de Jesus para com Deus. Lhe convido a refletir sobre um pequeno texto bíblico:
Texto: João: 14. 5. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? 6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 7. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. 
Reflexão: Como o texto é bem claro, a única reflexão possível é a de que devemos focalizar todas as nossas orações à Jesus para que ele, em seu nome, nos faça alcançar a salvação.
Resumo: Jesus nos deu livre acesso para irmos até ele. E lá chegando (somente através dele) estaremos com Deus!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Entendendo a Natureza de Deus

Alguns se perguntam como "funciona" a natureza de Deus, e em um primeiro texto para esse tema posso falar sobre os avisos sobre os quais somos submetidos em nosso dia-a-dia. A história sobre a arca da aliança me faz refletir sobre alguns desses avisos e sobre parte da natureza de Deus.
Texto: 1 Samuel 5.1 - 6.16.
Reflexão: Alguns de nós precisamos que um caminhão despenque sobre nossas cabeças para que possamos compreender que estamos desagradando o Senhor. Nesse texto de 1 Samuel eu vejo claramente os avisos de Deus aos filisteus, primeiro de maneira sutil (o ídolo Dagon caiu diante da Arca), e como os filisteus não entenderam a mensagem Deus fez a estátua cair novamente, mas dessa vez sua cabeça e mãos tinham sido quebradas. Pensa que eles entenderam? não! Na sequência então vieram as pragas e mortes, como consequências mais drásticas.
Resumo: Ao primeiro sinal em que Deus se manifestar em resposta a algo que lhe desagradou, desvie sua direção. Muitos cansam de falar que Deus é amor tentando justificar que algo ruim que aconteceu em suas vidas não foi obra de Deus. Se examine! Deus é amor, mas também é justiça!