A paz a todos! Quando estivermos tristes e abatidos que possamos nos inspirar na história de Jó, o servo amado do Senhor.
Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó, e este era homem sincero, reto e temente a Deus, e desviava-se do mal.
Jó tinha sete filhos e três filhas, e eram seu gado de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas, e era também muitas pessoas que lhe servia de maneira que Jó era o homem mais rico do Oriente.
E em um belo dia, veio os filhos de Deus se apresentar perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.Então o Senhor perguntou a Satanás de onde ele vinha, ele respondeu que estava de redor a terra e passeando por ela.Então Deus perguntou a ele se ele já havia observado Jó, porque para Deus não havia na terra homem semelhante á ele, homem sincero, reto e temente á Deus que se desviava do mal. Então Satanás disse para o Senhor, que se porventura Jó não tivesse as riquezas que tem, como a família e os animais que criara com certeza Jó não seria temente ao Senhor. E disse ainda ao Senhor, para que o Senhor retirasse tudo o quanto Jó tem e com certeza Jó blasfemaria contra Deus.Então o Senhor disse á Satanás que tocasse em tudo o que ele tem, somente não autorizou Satanás a tocar em Jó, e Satanás se foi.Então permitindo o Senhor, Satanás tocou nos filhos de Jó, e todos morreram em um vendaval que veio, depois seus animais foram consumidos pelo fogo que caía do céu, seus servos morreram e Jó em nenhum momento blasfemou contra Deus.Jó ficou pobre sem nada e sua esposa enlouquecida porque mesmo assim Jó continuava temente a Deus, disse a Jó:Amaldiçoa seu Deus e morra ! Jó por sua vez não o fez... E ela então se foi.Jó estava só, e mesmo assim adorava ao Senhor.Foi aí então que Satanás pediu permissão á Deus para tocar em Jó, Deus disse a ele que poderia mais não tocasse na alma de Jó.Satanás queria provar para Deus que Jó só era sincero, reto e temente á Deus por tudo o que ele tinha e se fosse retirado tudo de Jó, ele rebelaria contra Deus.Então o Senhor permitiu e colocou lepra em todo o corpo de Jó, doía muito, que Jó se coçava com os cacos das telhas. Mesmo assim, Jó sem família, sem esposa, sem os filhos, sem os servos, sem riqueza alguma e ainda com lepra, ele sim era o homem mais temente á Deus que havia na Terra.Vendo Satanás que não conseguiu provar o contrário sobre Jó à Deus se irou mais ainda.Passado todo o tempo da tormenta na vida de Jó, Deus lhe recompensou, e deu à Jó o dobro da prosperidade que antes tinha.E Deus virou o cativeiro de Jó enquanto ele horava e deu-lhe o dobro de toda a riqueza que tinha, e vieram todos os que lhe conhecia juntamente de seus irmãos e irmãs e comeram com ele pão em sua casa e consolaram de todo o mal que o Senhor lhe avia enviado e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e cada um com um pendente de ouro, e assim abençoou o último estado de Jó mais do que o primeiro porque teve quatorze mil ovelhas, seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas, também teve sete filhos e três filhas, e em toda a terra não acharam Mulheres mais formosas como as filhas de Jó.E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos, e viu aos seus filhos, e aos filhos de seus filhos até a sua quarta geração.Então morreu Jó, velho e farto de dias.